António Rosa Damásio nasceu a 25 de Fevereiro de 1944 em Lisboa.
É médico neurologista, neurocientista português que trabalha nos estudos do cérebro e das emoções humanas. Exerce também a profissão de professor de Neurociência na University of Southern California.
Licenciou-se e doutorou-se em Medicina na Faculdade de Medicina em Lisboa.
Após uma estadia no Centro de Investigação da Afasia de Boston, Estados Unidos, regressou ao Departamento de Neurologia do Hospital Universitário de Lisboa. Entre 1996 e 2005, Damásio trabalhou no hospital da University of Iowa.
Publicou o seu primeiro livro: O Erro de Descartes - Emoção, Razão e Cérebro Humano assim como O Sentimento de Si em 2001, na qual foi eleito um dos dez melhores livros do ano pelo New York Times. Escreveu também "Ao encontro de Espinosa". Recebeu, entre muitos outros prémios, o Prémio Pessoa e o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica em Junho de 2005. Em 2010 editou o seu mais recente livro, "O Livro da Consciência".
Empenhou-se bastante no estudo de neurobiologia do comportamento humano e é um vasto investigador das áreas cerebrais responsáveis pela tomada de decisões e conduta. Observou o comportamento em centenas de doentes com lesões no córtex pré-frontal, permitindo concluir que, embora a capacidade intelectual se mantivesse intacta, esses doentes apresentavam mudanças constantes no comportamento social e na incapacidade de estabelecer e respeitar regras sociais.
Os seus estudos debruçam-se sobre a área designada por ciência cognitiva, e têm sido decisivos para o conhecimento das bases cerebrais da linguagem e da memória.
Em 2010 é distinguido com o prémio Honda, atribuído pela Honda Foundation, no valor de 80 mil euros.