Wilhelm Wundt

Wilhelm Wundt

Wilhelm Maximilian Wundt  nasceu a 16 de Agosto de 1832 em Neckarau, no sul da Alemanha, e faleceu em GroBbothen no dia 31 de Agosto de 1920, com 88 anos de idade. Este exerceu as profissões de médico, filósofo e psicólogo alemão, é ainda considerado um dos fundadores da psicologia moderna.

Aos quatro anos mudou-se com a família para Heidelsheim, onde passou a maior parte da sua infância e iniciou os seus estudos.

Mudou-se para Heidelberg onde iniciou o curso de medicina na Universidade de Tübingen, onde o seu tio era professor de anatomia e fisiologia. Um ano mais tarde mudou-se para a Universidade de Heidelberg onde terminou o seu curso.

Iniciou a sua carreira como médico assistente num hospital municipal, mas passado pouco voltou para a vida académica.

Wundt doutorou-se em filosofia e passou a leccionar aulas de fisiologia como professor adjunto na Universidade de Heidelberg entre 1871 até 1874, neste último ano mudou-se para a Universidade de Zurique onde deu aulas de filosofia indutiva, e no ano seguinte até 1917 foi professor deste mesmo curso na Universidade de Leipzig.

Entre as contribuições que o fazem merecedor do reconhecimento histórico inclui-se a criação do primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig, na Alemanha, em 1879 e a publicação do seu livro, “Princípios de Psicologia Fisiológica” em 1873, onde afirmava demarcar um novo domínio da ciência.