Sir Jean William Fritz Piaget, mais propiamente conhecido por Piaget, nasceu a 9 de Agosto de 1896 em Neuchâtel e faleceu a 16 de Setembro de 1980 em Genebra.
Foi um epistemólogo suíço, ou seja, procurou determinar cientificamente o processo de construção do conhecimento, foi considerado assim, um dos mais importantes pensadores do século XX.
Iniciou os seus estudos na Universidade de Neuchâtel em biologia onde concluiu o seu doutoramento, e posteriormente dedicou-se às áreas de Psicologia, Epistemologia e Educação. Mais tarde exerceu a profissão de professor de psicologia na Universidade de Genebra entre 1929 e 1954.
Partiu para a França onde realizou os seus primeiros estudos experimentais de psicologia do desenvolvimento.
Fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano, ficando conhecido pela sua revolução epistemológica.
Em 1919, Piaget viajou para Paris e começou a trabalhar no Instituto Jean Jacques Rousseau, e foi durante este período que publica os seus primeiros artigos sobre a criança.
Casou com Valentine Châtenay, em 1923, e deste casamento resultaram três filhas, a Jacqueline, a Lucienne e a Laurent. O nascimento destas três crianças permitiu o convívio diário com a “criança pequena”, o que possibilitou o registo de observações que geraram novas hipóteses sobre as origens da cognição humana.
Ao longo da sua vida, este escreveu mais de cinquenta livros e centenas de diversos artigos.
Nos últimos anos da sua vida centrou os seus estudos no pensamento lógico-matemático.
Piaget não propõe um método de ensino mas apresenta uma teoria do desenvolvimento cognitivo cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos.