Behaviorismo

Watson afirmava que a psicologia tinha de ser objetiva, e que o objectivo desta era o estudo do comportamento de um organismo em interação com o ambiente, contrastando com a teoria de Wundt

Estudou as descobertas feitas por Ivan Pavlov e desenvolveu pesquisas semelhantes em biologia, fisiologia e comportamento de animais, e também o comportamento da criança, concluindo que o comportamento humano era sob muitos aspectos semelhante ao comportamento animal. Foi, então, baseado nestas descobertas que criou uma nova corrente, o Behaviorismo.

Estes comportamentos constituem a situação-reação (S – R),na qual a situação corresponde aos estímulos e a reação às respostas. Segundo este psicólogo, a ligação S – R processa-se de modo mecânico, permitindo-lhe estudar a causa dos comportamentos e, de seguida, elaborar as leis desta teoria que pretendiam:

            - Perante um estímulo, prever a reacção subsequente

            - Perante uma resposta, determinar o estímulo que desencadeou

 

experiencia de watson

 

 

 

watson

 

O diagrama mostra que a tese behaviorista sobre a formação do ser humano defendia que os responsáveis pelo comportamento humano eram os estímulos externos, não pondo sequer a hipótese de factores inatos como a hereditariedade, garantindo que será possível controlar o comportamento humano manipulando as situações do meio ambiente.

 

“Dai-me uma dúzia de crianças sadias, bem constituídas, e a espécie de mundo que me é necessário para educá-las, e eu comprometo-me, tomando-as ao acaso, a formá-las de tal maneira que se tornem um especialista da minha escolha, médico, comerciante, jurista, e, mesmo, mendigo ou ladrão, independentemente dos seus talentos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça dos seus antepassados."

                                                                                                                         J.B. Watson, Behaviorism, W. W. Norton

 

experiencia